UBE blogs

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

QUALIFICAÇÕES DO EVANGELISTA:

Muitas vezes temos pessoas que se dispoem a fazer a obra de evangelização. mas será que todos podem fazer a obra de um evangelista?
Quais são as qualificações de um evangelista?

Ser convertido.
Que fique claro que todo evangelista deve ser primeiramente convertido, começando com fé e arrependimento de nossa parte. Só o crente que possuí uma conversão autentica, de que Cristo levou nossos pecados em Seu corpo na cruz, libertando-nos do poder do pecado e a certeza da salvação, pode ganhar almas para Jesus.
“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).
"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus." (I Coríntios 4:1)

Ter um bom testemunho.
Viver aquilo que prega é essencial na vida de um evangelista, devemos representar Cristo fielmente, pois Ele nos dá vitória sobre o pecado, e é através de nossa experiência vitoriosa que poderemos pregar com autoridade e ensinar o recém-convertido a também obter esta vitória. Uma das ferramentas mais poderosas do evangelista é a sua vida. Assim também esta é uma das ferramentas mais poderosas nas mãos do inimigo. Quando um cristão tem um bom testemunho, a sua vida fala por ele, e contribui para confirmar a palavra. Da mesma forma quando ele tem um testemunho repreensível, o inimigo usa a sua própria vida contra ele e torna sem efeito a palavra na sua boca.
“Convém também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo” (I Timóteo 3:7).

Ter firmeza no conhecimento da palavra.
É preciso ter total convicção na mensagem de Cristo, crer que estamos ensinando a verdade à humanidade e que o único caminho que leva para Deus é Cristo, e também ter convicção de que toda alma fora de Cristo está perdida. Um cristão que conhece a palavra e é firme nas suas verdades tem muito mais facilidade em transmitir com segurança a palavra de Deus. Aquilo que é verdade para ele se tornará, com mais facilidade, verdade para os seus ouvintes.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).
“Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro” (Colossenses 1:23).
“Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (Atos 22:15).
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Timóteo 2:15).

Ter compaixão pelos perdidos.
Compaixão significa sentimento de preocupação em relação aos outros, seria algo como a dor do outro no meu coração. Deus sentiu compaixão por nós. “pois amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todo o que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3.16). A compaixão motivou Jesus Cristo a percorrer tantas cidades e povoados, ensinando, pregando e curando o povo aflito. Somente adquirimos esse sentimento quando aprendemos a amar como Deus amou, assim poderemos enxergar as pessoas perdidas e, através do amor que move nossos corações, sermos motivados a agir no sentido de ajudá-las.

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:35-36).
"E, vendo-a, o Senhor Jesus moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores" (Lucas 7:13).

Ser um cristão de oração.
Sem oração, nada no reino de Deus funcionará como convém. O ensino da palavra é claro no sentido de que a oração é parte essencial na vida e no ministério do servo de Deus. Jesus viveu intensamente a oração. Temos ainda exemplos clássicos como o de Daniel, Moisés, Josué, Paulo e tantos outros. Em Lucas 18:1 Jesus ensinou seus discípulos a orar sempre e nunca esmorecer. Na verdade a obra de evangelização é uma batalha espiritual, e como tal, só poderá ser vencida através da oração. Quando um evangelista vive uma vida de oração, seu trabalho tem êxito. Quando oramos pelas almas, Deus faz com que elas venham sedentas ao nosso encontro; e o Espírito Santo nos dá a palavra de sabedoria para que aquelas vidas tenham um encontro transformador com o Senhor Jesus Cristo. Uma vida de oração contínua revela um coração que tem prazer em estar na presença de Deus, e isto é essencial para um evangelista, bem como para qualquer cristão.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).“Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário