UBE blogs

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dicas para emagrecer com saúde.


Estas dicas me foram enviadas por um site especializado.

Vale a pena conferir:

1 Qual o método mais rápido de emagrecimento?
É possível emagrecer rapidamente com uma dieta de elevada restrição calórica. Porém esse tipo de emagrecimento não é o ideal. O melhor é controlar a ansiedade em emagrecer para atingir o peso desejado sem prejudicar a saúde. Além disso, eliminar peso gradativamente faz com que o organismo se adapte à nova alimentação

2 É possível controlar o metabolismo?
O gasto calórico metabólico de cada pessoa varia de acordo com as próprias características pessoais, como idade, peso e altura. Mas é possível controlar esse gasto ficando atento ao número de calorias ingeridas e à prática de atividade física. Para dar uma extrapoladinha no cardápio sem ver o ponteiro da balança subir, basta queimar mais calorias, se exercitando. Já quem quer emagrecer deve ingerir uma quantidade energética adequada, que seja abaixo da sua necessidade. Assim, aliando um cardápio de baixo valor calórico com atividade física, a eliminação de peso será maior.

3 Cortar os carboidratos da alimentação por um tempo pode ser prejudicial à saúde?
A restrição moderada de carboidratos deve ser feita por um período determinado, não devendo ultrapassar um ano. Já uma alimentação com restrição total de carboidratos deve ser seguida somente sob supervisão de um profissional da saúde. Uma dieta com excesso de proteínas na alimentação pode sobrecarregar os rins e, por isso, ela deve ser constantemente avaliada.

4 Para perder peso, é preciso riscar alimentos gostosos como doces e massas do cardápio?
Comemore! A resposta é não. Ao seguir uma reeducação alimentar, não é necessário cortar os alimentos mais calóricos da alimentação. Basta controlar a quantidade e a freqüência com que eles farão parte das refeições.

5 Existem alimentos que levam ao acúmulo de gorduras, gerando as celulites?
Maneire nos doces, frituras, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados que contenham muito sódio e conservantes, se quiser ficar livre dos terríveis furinhos. A gordura em excesso dos três primeiros exemplos contribui para o aumento das células do tecido adiposo, o que leva também ao aumento de peso. Os quilinhos extras estão diretamente relacionados com a potencialização das celulites. Já os alimentos ricos em sódio e conservantes favorecem a retenção de líquido, outro fator predisponente para as celulites.

6 Qual a diferença entre diet e light?
O termo diet é aplicado em alimentos que restringem determinados nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, sódio. Para serem considerados diet, os alimentos não podem apresentar mais de 0,5 g do nutriente por 100 g do alimento. Outra versão de alimentos diet são aqueles sem adição nenhuma de determinado nutriente. Ou ainda, produtos voltados para grupos populacionais específicos, como gestantes, lactantes e crianças. Já a expressão light é usada quando há uma restrição mínima de 25% das calorias ou de nutrientes, se comparados com a versão tradicional do alimento.

7 Ficar em jejum emagrece?
De nada adianta passar horas com o estômago nas costas. A técnica comumente utilizada por quem deseja ver o ponteiro da balança descer de repente tem efeito contrário. Sem falar que a fome se acumula, levando a excessos mais tarde. Isso acontece principalmente à noite, quando você não agüenta mais ficar sem comer e compensa com refeições super calóricas.

8 Existem alimentos que aceleram o emagrecimento?
Sim. Uma boa opção para queimar as gordurinhas em excesso mais rapidamente são os chamados alimentos termogênicos. Eles apresentam um efeito térmico capaz de induzir o corpo a consumir mais energia. Na lista desses alimentos poderosos, encontram-se gengibre, chá verde, pimenta, couve, brócolis, laranja e kiwi. Mas vale lembrar que apenas a ingestão desses alimentos não é garantia de perda de peso. Quem precisa emagrecer tem de modificar alguns hábitos alimentares para que haja a diminuição da ingestão calórica, e assim, o emagrecimento.

9 Comer à noite engorda mais?
No período da noite, o corpo sofre uma redução metabólica, que faz com que o gasto de energia fique mais lento. Porém, isso não significa que as refeições devem ser banidas no final do dia. A dica para jantar sem medo de engordar é equilibrar os nutrientes. Se o prato da noite for montado basicamente com carboidratos (arroz, pães e massas), com pouca ou nenhuma proteína (carnes ou queijos) e sem fibras (legumes e verduras), a absorção dos carboidratos fica muito facilitada, fazendo com que o nível do açúcar no sangue aumente rapidamente. Enquanto o nível de açúcar está alto, o organismo utiliza apenas essa fonte de energia e inibe a utilização de gordura corporal como forma de energia, explica a especialista. Por isso, o ideal é montar um prato balanceado (como o da foto), com carboidratos, proteínas e fibras.

10 Exagerar nas calorias em um dia e compensar no outro, comendo menos, funciona?
Não funciona. "No dia do exagero, a quantidade de calorias consumidas pode ser tão grande a ponto de colocar dias e dias de disciplina e dedicação a perder". Sem falar que esse tipo de atitude não leva a uma "consciência alimentar". Pode até haver a eliminação de peso desejada. Mas, em longo prazo, todo o peso eliminado vai ser ganho novamente, porque não há preocupação com uma dieta equilibrada.
************************************************

Taí, dei a minha contribuição pra você vencer a balança.
A determinação e o sucesso são por sua conta.

Deus te abençoe sempre.

Um comentário:

  1. Gostaria de ver omeu pastor em uma jornada planejada assim como eu preciso emagrecer de 12 meses para perdermos 20kilos com esta receita acima.
    Que tal?

    ResponderExcluir